domingo, 5 de junho de 2011

Energia Eólica: solução para o mundo.



A energia eólica pode ser uma das grandes apostas para os problemas energéticos que o mundo vem enfrentando. Se comparado com outras possíveis fontes, em termos de tempo e custos. Uma usina hidrelétrica, por exemplo, é bem mais desfavorável do que o investimento em aerogeradores ou turbinas eólicas, que são os aparelhos responsáveis pela produção de energia eólica.
 “O total de energia gerada dependerá da velocidade do vento, mas, em geral, as melhores áreas no país para este tipo de energia são os litorais do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Rio Grande do Sul” explica Ivo Albuquerque(engenheiro do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis-IDER-). 
 O Estado do Ceará se destaca por seus três parques eólicos que já funcionam na região e o Rio Grande do Sul por possuir o maior parque eólico brasileiro, o Parque Eólico Osório.

Entenda o processo eólico:
<Gira-gira >

  Embora existam turbinas com apenas duas pás,as mais potentes contam com três de até 40mts cada uma(o equivalente a um prédio de 13 andares).Elas são ocas e feitas de materiais levíssimos-fibra de vidro e de carbono,principalmente. Na base de cada pá existe um mecanismo que permite girá-las para tirar melhor proveito da direção do vento.

<Entrando nos eixos>   
   Entre a hélice e o gerador há dois eixos interligados. O principal é conectado direto a hélice e,por isso gira devagar (entre 20 e 30 Rotações Por Minuto-RPM).No encontro deste eixo(eixo principal) com o outro(eixo do gerador)que alimenta o gerador,um conjunto de engrenagens,conhecido como multiplicador,faz com que o segundo eixo(eixo do gerador) atinja entre 1000 e 1500RPM.

<E se fez a luz>
   O que diferencia uma turbina eólica de um moinho é justamente o gerador que aproveita a rotação mecânica do eixo(que,em um moinho move um triturador de grãos)para gerar energia elétrica.Isso acontece porque dentro do gerador há uma bobina metálica(de cobre,em geral) em contato com um ímã,que, por indução produz eletricidade.
<Sob controle>
   Cada turbina tem um computador -chamado de controlador- que a ajusta de acordo com a velocidade e a direção do vento.Por meio dele dá para mudar a posição das pás e inclusive da turbina toda.É ele que liga o gerador quando o vento atinge a velocidade mínima(pouco mais de 10Km/h) e também aciona o freio quando os ventos estão fortes demais(acima de 95Km/h).

<Em busca do vento>
   O ideal é que o vento chegue a turbina em posição perpendicular à torre.Por isso,toda turbina conta com             um sensor de direção do vento conectado ao controlador.Quando o vento começa a bater de lado,a turbina inteira gira para pegá-lo de frente.

<Quartel general>
   As centrais eólicas têm uma central de transmissão onde se encontram os fios que saem de cada uma das turbinas.Daí a energia parte direto para a rede elétrica. O número de turbinas que compõe uma central eólica varia muito: em Altament Pass,nos EUA,existem mais de 4 mil turbinas,enquanto em  Fernando de Noronha uma única turbina distribui energia para a ilha toda.


Fonte :http://inovabrasil.blogspot.com/2007/08/evoluo-da-energia-elica-no-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário